Mercado e Inovação

O que é Low Hanging Fruit? Significado e como identificar


Se você atua no mundo corporativo com certeza já ouviu a expressão “Low Hanging Fruit”, mas o que isso de fato significa? 

Essa expressão é na verdade uma metáfora usada no mundo dos negócios. Na tradução seria “o fruto mais baixo”.

Pensa comigo, se você vai pegar uma fruta no pé, seja qual for, você vai buscar e pegar primeiro aquelas que estão mais baixas e de melhor qualidade, certo? Isso acontece porque você consegue ter a recompensa rápido e com baixo esforço.

Então de imediato, não vamos buscar aquelas, que por mais bonitas que sejam, se encontram na parte alta da árvore, afinal seu trabalho seria muito maior por uma fruta de qualidade igual ou semelhante.

Portanto, a metáfora se refere àquilo que é mais fácil de se obter. O termo geralmente se refere a tarefas em que o máximo de sucesso pode ser alcançado com o mínimo esforço. Ou seja, tarefas simples e que podem ser resolvidas rapidamente!

Isso pode ser visto claramente em definição de projetos internos ou de um roadmap. Quando um gestor faz essa definição, ele define uma matriz de prioridade, em que os mais prioritários serão aqueles com maior impacto e menor esforço.

Como identificar essas oportunidades?

Uma das melhores maneiras de identificar oportunidades fáceis de aproveitar é separar todas as suas ideias e todas as ações da sua lista de tarefas nas seguintes quatro categorias:

  • Alto impacto, baixo esforço: Projetos de fácil implementação que devem ser priorizados.
  • Alto impacto, alto esforço: Sua prioridade secundária, projetos que valem a pena, mas que também exigem uma quantidade considerável de tempo e recursos.
  • Baixo impacto, pouco esforço: Tarefas de baixa prioridade que você pode concluir se tiver algum tempo livre, mas que não valem a pena concentrar muito esforço nelas.
  • Baixo impacto, alto esforço: Projetos ineficazes que devem ser evitados a todo custo.

Então, por exemplo, se você é um gestor de vendas e vai definir um plano de ação para melhorar a conversão do seu vendedor, quebre isso em mini tarefas e priorize aquelas que ele terá um resultado maior, mas precisando se empenhar menos.

Em Vendas

Mas o que significa quando falamos que aquela negociação era uma “Low Hanging Fruit”? 

“Ou quando meu gestor fala que não posso ser um vendedor Low Hanging Fruit?”

Como pudemos ver, essas são as oportunidades mais fáceis de colher, que exigem pouco esforço e trazem resultados rápidos.

Portanto, no cenário de vendas, são aqueles leads quentes, com elevada maturidade e fit e que em alguns casos conhecem sua solução por meio de terceiros.

Ou seja, é aquela negociação que quando você entra na reunião ela está basicamente fechada. O sonho de todo vendedor, não é mesmo?

Um exemplo claro disso é se você trabalha em consultorias para empresas enterprise! Se você presta serviço para a área de inovação e o gestor dessa área recomenda para a área de digital da mesma empresa, a probabilidade de fechamento é muito alta.

Ou seja, é como se você só pudesse perder a venda!


About author

Co-fundador do Diário de Vendas e especialista em estratégias comerciais e crescimento escalável. Apaixonado por vendas e esportes, se dedica à criação de materiais sobre vendas consultivas com a missão de desenvolver profissionais.
Related posts
Mercado e Inovação

Vendas Transacionais e Consultivas: Diferenças, Vantagens e Quando Usar Cada Modelo

Mercado e Inovação

Tendências em Vendas para 2026

Mercado e Inovação

Perfis Sociais: Como se Adaptar para Melhorar a Comunicação

Mercado e Inovação

O que é o metodo Grow e como aplicar no seu time comercial

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Worth reading...
As 3 fases de compra do lead no funil de vendas